Comitiva gaúcha integra principais painéis do Congresso Nacional do Ministério Público
A comitiva do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) teve participação de destaque no segundo dia do XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, realizado nesta quinta-feira, 13 de novembro, em Brasília. Integrantes do Estado gaúcho compuseram painéis centrais do evento, contribuindo com a visão local em debates estratégicos para o futuro da Instituição.
Pela manhã, a promotora de Justiça Júlia Flores Schütt, integrante do Núcleo de Inovação e Tecnologia da AMP/RS, participou do painel “Governança, Compliance e Integridade – O Direito Fundamental à Boa Administração Pública”, ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
No mesmo período, o promotor de Justiça Luis Augusto Costa debateu a promoção da igualdade e a defesa dos direitos humanos no painel “Tutela de Vulneráveis e Grupos Minoritários”.
Durante a tarde, Júlia Schütt voltou a contribuir com os debates, desta vez no painel “20 Anos da Lei de Empresas – Medidas Inovadoras na Atuação do Ministério Público”.
A saúde mental dos membros da Instituição, tema considerado fundamental para a categoria, foi abordada pelo procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes no painel “A Necessária Atenção à Saúde Mental de Integrantes do MP”.
O encerramento da participação gaúcha nos painéis ficou a cargo do procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, que debateu os desafios das mudanças climáticas e o papel do Ministério Público no painel “Emergências Climáticas e Impactos Sociais”.
“O que vimos em maio do ano passado foi a convergência inédita de três grandes sistemas climáticos sobre o Rio Grande do Sul, resultando em mais de 40 dias ininterruptos de chuva e impactos sem precedentes no Estado”, relembrou.
A atuação expressiva do MPRS no congresso reforça o posicionamento do Estado como polo de discussões qualificadas e referência nacional em temas como inovação, defesa da sociedade e saúde institucional do Ministério Público.


