AMP/RS promove palestra sobre uso e impactos da inteligência artificial na sociedade
Na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, o auditório Palácio do Ministério Público sediou a palestra “IA sem Mistério – Aplicações Práticas + Reflexões Humanas”, conduzida pela secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul, Lisiane Lemos. A iniciativa, promovida pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), reuniu mais de 30 associados.
Mediado pela promotora de Justiça Julia Schutt, integrante do Núcleo de Inovação e Tecnologia da AMP/RS, o encontro apresentou exemplos práticos do uso da inteligência artificial em diferentes setores, discutindo benefícios, desafios e implicações éticas. A abordagem buscou desmistificar conceitos técnicos e evidenciar como a tecnologia pode contribuir para a melhoria de serviços.
Para Julia, a realização de eventos como este fortalece a compreensão dos membros do Ministério Público sobre as mudanças tecnológicas e suas implicações. "Promover este evento nos instiga a buscar novos caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional, combatendo a estagnação indesejada”, afirmou.
Lisiane reforça o objetivo de dialogar sobre o tema. "A abordar o letramento digital e aumento de maturidade digital é muito importante e acho que no Ministério Público do Rio Grande do Sul, que vem liderando essas discussões a nível de Brasil, quanto mais a gente puder espalhar o conhecimento para que essas mulheres se tornem embaixadoras dessas soluções é muito importante", destacou.
O encontro contou com a participação do presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves; da vice-presidente de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; da vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; da vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins; e da secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira, além do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e do secretário-geral do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares.
A atividade integra a programação permanente da AMP/RS voltada à qualificação dos associados, com conteúdos que abordam tanto o aprimoramento profissional quanto aspectos relevantes para a vida pessoal e familiar.


