Menu de serviços

Seminário internacional em Roma conta com a participação de Álvaro Poglia em debate sobre democracia, constitucionalismo e direitos humanos

Com palestras de referências internacionais como Ferrajoli e Resta, evento tratou das transformações no Direito diante das novas tecnologias e das crises democráticas
28/05/2025 Atualizada em 30/05/2025 17:32:50
Compartilhe:
AMPRS

O assessor legislativo da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Álvaro Poglia, representou a entidade no IV Seminário Democracia, Constitucionalismo e Direitos Humanos: diálogos entre as perspectivas contemporâneas, realizado nesta segunda-feira, 26 de maio, no auditório da Embaixada do Brasil em Roma, na Itália.


O encontro reuniu professores, pesquisadores, promotores de Justiça, magistrados e autoridades do Brasil e da Itália, promovendo um ambiente de diálogo sobre temas que impactam diretamente a sociedade e o Direito no mundo contemporâneo. Entre os destaques da programação estiveram as palestras dos renomados professores italianos Luigi Ferrajoli e Emídio Resta, referências internacionais nas áreas de Filosofia do Direito e Constitucionalismo.


Após a conferência de Ferrajoli, Poglia participou de uma mesa de debates, onde contribuiu com reflexões sobre o constitucionalismo supranacional, a proposta da Constituição da Terra e os desafios jurídicos impostos pelo avanço da Inteligência Artificial.


“Discutir democracia, direitos humanos e inteligência artificial no Direito é fundamental. São temas que dizem respeito a todos nós, principalmente aos que atuam no sistema de justiça", destacou Poglia.


Segundo o assessor legislativo da AMP/RS, a impressão é de que o mundo digital e da tecnologia, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial generativa, é um caminho inexorável — e deve ser compreendido como um bem comum de toda a sociedade. No entanto, reforça, a aplicação da IA no Direito precisa ser construída com base em preceitos éticos e no respeito aos direitos fundamentais.


Nesse contexto, Poglia salientou o papel essencial do Ministério Público na garantia dessas premissas. “Cabe ao MP zelar por essas bases civilizatórias e constitucionais, assegurando que o uso das novas tecnologias não comprometa os valores democráticos e os direitos das pessoas", frisou.


A presença da AMP/RS no seminário reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da democracia, a defesa dos direitos fundamentais e o diálogo internacional sobre os rumos do Direito frente às transformações globais.

Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2025-10-17 at 07.54.19 (2)
Loading...
Notícias

Retratos do Passado: a posse dos novos Promotores de Justiça em 2011

17/10/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-10-15 at 21.28.36 (2) (1)
Loading...
Notícias

Debates sobre inteligência artificial e carreira marcam a Semana do Ministério Público em Bagé

17/10/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-10-17 at 16.22.45 (2)
Loading...
Notícias

Diretoria Executiva da AMP/RS acompanha reunião do Conselho de Gestão Compartilhada

17/10/2025
/arquivos/NOTA OFICIAL -V2
Loading...
Notícias

Nota oficial sobre preservação do respeito à autonomia e à independência do CSMP

16/10/2025