Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Semana do Ministério Público volta a São Luiz Gonzaga com debates sobre direitos e atuação do MP

Evento promovido pela AMP/RS reunirá estudantes, comunidade e membros da Instituição nos dias 27 e 28 de maio
19/05/2026 Atualizada em 01/06/2026 09:45:40
Compartilhe:
SEMANA DO MP SÃO LUIZ GONZAGA 2026_BANNER PRINCIPAL

O debate sobre o papel do Ministério Público na sociedade estará novamente em pauta em São Luiz Gonzaga. Pela quinta vez, a cidade receberá a Semana do Ministério Público, iniciativa promovida pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) que busca aproximar a Instituição da comunidade acadêmica e da população por meio de reflexões sobre temas atuais do Direito, cidadania e justiça.


A programação ocorre nos dias 27 e 28 de maio, no Auditório da URI São Luiz Gonzaga, reunindo promotores de Justiça, estudantes e profissionais da área jurídica. Entre os destaques desta edição estão o painel “Projeto S!n@!s: Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE)”, com o promotor Rodrigo Alberto Wolf Piton, e “As Múltiplas Faces do Ministério Público na Defesa da Sociedade”, ministrado pelo promotor Guilherme Modesti Donin.


Para o presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, a jornada acadêmica em São Luiz Gonzaga vai além de uma atividade institucional, contribuindo também para inspirar os novos operadores do Direito. “Queremos que o estudante e o cidadão compreendam como a atuação do Promotor de Justiça impacta diretamente a vida das pessoas, desde a segurança pública até a garantia de direitos básicos. Acreditamos em um Ministério Público cada vez mais próximo da sociedade, aberto ao diálogo e preparado para os desafios contemporâneos”, afirma.


A realização do evento conta com o apoio do curso de Direito da URI São Luiz Gonzaga, do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público.


Neste ano, a programação itinerante da Semana do MP já percorreu cidades como Torres, São Borja e Novo Hamburgo, fortalecendo a aproximação entre a Instituição, a comunidade acadêmica e a sociedade gaúcha.


Serviço – Semana do MP em São Luiz Gonzaga


Local: Auditório da URI – Campus São Luiz Gonzaga


27 de maio (Quarta-feira)


19h – Palestra com Rodrigo Alberto Wolf Piton (Promotor de Justiça)


Tema: Projeto S!n@!s: Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE)


28 de maio (Quinta-feira)


19h – Palestra com Guilherme Modesti Donin (Promotor de Justiça)


Tema: As Múltiplas Faces do Ministério Público na Defesa da Sociedade

Últimas notícias
/arquivos/capa
Loading...
Notícias

FACE/RS abre ciclo de diálogo com pré-candidatos às Eleições de 2026

15/06/2026
/arquivos/Capa
Loading...
Notícias

Proteção da carreira marca reunião de Diretoria Ampla da AMP/RS

12/06/2026
/arquivos/Congresso
Loading...
Notícias

AMP/RS intensifica preparação para Congresso Estadual do Ministério Público

12/06/2026
/arquivos/Doacao
Loading...
Notícias

Na chegada do inverno, AMP/RS leva apoio a população em situação de rua

12/06/2026