Protagonismo do MP gaúcho se destaca em debates nacionais sobre o futuro da instituição
Com mais de 70 integrantes, a comitiva gaúcha teve participação de destaque no primeiro dia do XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, realizado em Brasília (DF). Os representantes da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) participaram de painéis e palestras sobre temas centrais da atuação ministerial, reforçando o protagonismo e a presença qualificada da Instituição na programação do evento.
Pela manhã, o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, ministrou palestra sobre os impactos das novas propostas de emenda constitucional para os aposentados do Ministério Público Brasileiro. No mesmo turno, o secretário-geral do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, presidiu o painel “Defesa do Estado de Direito e Combate à Criminalidade”.
Em paralelo, o promotor de Justiça Márcio Cunha abordou a revolução digital e a transformação da atuação do MP, enquanto o promotor Luciano Brasil participou do debate sobre unidade institucional e independência funcional, que teve a vice-presidente de Relações Institucionais da AMP/RS, Karine Camargo Teixeira, como secretária da mesa.
No turno da tarde, o assessor especial da Presidência da AMP/RS, Cláudio Barros Silva, e o promotor de Justiça jubilado Sérgio Gilberto Porto discutiram a natureza jurídica dos créditos dos aposentados do Ministério Público. No painel “Desafios na Efetividade da Tutela dos Direitos das Vítimas”, o promotor Rodrigo Brandalise representou o Estado e, encerrando a programação do dia, a vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, Luciana Cano Casarotto, integrou a roda de diálogo “O Júri – Complexidades Atuais”.
A expressiva participação dos membros gaúchos reafirma o compromisso da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) com o debate nacional, a inovação na atuação ministerial e o fortalecimento das instituições que defendem a justiça e os direitos da sociedade.










