Projeto “Sinais” vence Concurso de Boas Práticas no Congresso Nacional do MP
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) conquistou o primeiro lugar com o “Projeto Sinais” na edição 2025 do Concurso de Boas Práticas, durante o XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, realizado em Brasília. A premiação foi anunciada nesta sexta-feira, 14 de novembro, e o projeto gaúcho dividiu o prêmio na categoria Eixo IV – Ministério Público, Unidade e Sociedade com a iniciativa catarinense “Projeto Acolhimento e Proteção das Vítimas de Violência Doméstica: Escutar para Acolher; Entender para Proteger”.
Coube ao promotor de Justiça Márcio Cunha apresentar o Projeto Sinais no encontro nacional. A iniciativa do Ministério Público do RS identifica precocemente sinais de radicalização e comportamento violento em jovens, promovendo prevenção, orientação e articulação com famílias, escolas e órgãos públicos para tornar o ambiente mais seguro.
“Receber esse reconhecimento nacional fortalece o Projeto Sinais e reafirma a missão do Ministério Público na defesa da vida e na prevenção da violência extrema. Meu agradecimento especial à equipe do NUPVE, às Promotorias parceiras, às escolas, aos profissionais da rede de proteção e a todos que acreditam que enxergar os sinais é salvar vidas. Este prêmio é de todos nós”, comemorou Márcio Cunha.
Coordenado pelo procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, o Projeto Sinais evidencia a atuação inovadora e comprometida do MP gaúcho, ampliando o acesso à justiça e servindo de referência para outros estados.