Na CONAMP, AMP/RS reforça atuação nacional na defesa das prerrogativas do Ministério Público
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, participou nesta quarta-feira, 24 de junho, da IV Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da CONAMP, realizada em Brasília/DF. O encontro reuniu representantes das associações afiliadas para a avaliação das pautas institucionais acompanhadas ao longo do primeiro semestre de 2026 e o alinhamento de estratégias para os próximos meses.
Durante a agenda, foram debatidos temas em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), discussões relacionadas a regulamentações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o acompanhamento de matérias legislativas de interesse da Instituição no Congresso Nacional. Também foram tratadas pautas institucionais da carreira, com destaque para iniciativas de integração entre as associações estaduais.
Além dos debates jurídicos e institucionais, a reunião contemplou ainda a análise das ações das comissões temáticas da CONAMP e o planejamento do calendário de eventos do segundo semestre, com foco na articulação entre as entidades e no fortalecimento da atuação conjunta do movimento associativo. Ao final da reunião, Fernando Andrade Alves ressaltou o caráter de avaliação e planejamento do encontro:
"Encerramos a reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP com uma avaliação dos temas que marcaram o primeiro semestre, um período de intensa atuação institucional em Brasília. Agora, o foco está na preparação para o segundo semestre de 2026, acompanhando as decisões que impactam a carreira no STF, no CNJ e no CNMP, além do fortalecimento das prerrogativas do Ministério Público", afirmou o presidente da AMP/RS.
A reunião também marcou o encerramento das atividades do Conselho Deliberativo no primeiro semestre de 2026, reforçando o compromisso das associações com a defesa das prerrogativas dos membros do Ministério Público e o fortalecimento institucional da carreira.

