Menu de serviços
Tipo:
Notícias

José Eduardo Gonçalves encerra trajetória no Ministério Público com homenagem em Sant’Ana do Livramento

Promotor é reconhecido por 43 anos de serviços prestados à Justiça, com atuação marcada por ética, excelência e compromisso público
23/05/2025 Atualizada em 23/05/2025 10:41:08
Compartilhe:
José Eduardo Gonçalves

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) estará presente, nesta sexta-feira, 23 de maio, na cerimônia de aposentadoria do promotor de Justiça José Eduardo Gonçalves, carinhosamente conhecido como Coquinho. O evento, que ocorrerá em Sant’Ana do Livramento, marcará o encerramento de uma trajetória de 43 anos de dedicação ao Ministério Público estadual.


A solenidade reunirá colegas de Ministério Público, autoridades locais, servidores, familiares e amigos, que prestarão homenagens ao trabalho ético, técnico e comprometido de José Eduardo ao longo de sua carreira. Durante a tarde, uma cerimônia no Fórum de Sant’Ana do Livramento celebrará sua longa atuação na cidade, com o descerramento de uma foto na Promotoria de Justiça local, onde atuou por 41 anos. Logo após, um jantar de confraternização reunirá amigos e colegas em clima de celebração. O presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, representará a entidade na homenagem.


Natural de Sant’Ana do Livramento, José Eduardo Gonçalves formou-se em Direito pela PUCRS, em 1975, e concluiu a pós-graduação em Ciências Criminais pela UFRGS, em 1978. Iniciou sua trajetória profissional como advogado, em Porto Alegre, ingressou na magistratura em 1980 e, dois anos depois, assumiu o cargo de Promotor de Justiça do MPRS. Desde abril de 1982, é associado da AMP/RS.


Atuou em diversas comarcas ao longo da carreira, entre elas Casca, Tupanciretã, Farroupilha, Quaraí e Sant’Ana do Livramento, onde consolidou sua história profissional.


Além da atuação no Ministério Público, destacou-se como professor de Direito Penal e Processual Penal na Universidade da Região da Campanha, nos campi de Bagé e Livramento, e como autor de artigos jurídicos, especialmente sobre crimes rurais e abigeato. Em reconhecimento à sua trajetória, foi agraciado com a Comenda Dirceu Pinto pela AMP/RS, em 1998.

Últimas notícias
/arquivos/Entrevista
Loading...
Notícias

Entrevista: Fernando Andrade Alves destaca a realização da Semana do Ministério Público de Santiago na Rádio 90 FM

23/05/2025
/arquivos/CDEA
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da VIII Conferência CDEA 2025 e destaca papel das mulheres na carreira jurídica

23/05/2025
/arquivos/DSC_4266
Loading...

Seminário sobre Investigação Digital e uso de plataformas de Law Enforcement é realizado em Porto Alegre

22/05/2025
/arquivos/DSC_4400
Loading...

Em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra, AMP/RS participa de ato cívico

22/05/2025