Foto de João Ricardo Santos Tavares passa a integrar a Galeria dos Ex-Presidentes da AMP/RS
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou, nesta terça-feira, 4 de novembro, a cerimônia de descerramento da foto do promotor de Justiça João Ricardo Santos Tavares na Galeria dos Ex-Presidentes da entidade. João Ricardo presidiu a AMP/RS em duas gestões consecutivas (2020–2024) e atualmente ocupa o cargo de secretário-geral do Ministério Público.
Durante o evento, o atual presidente da Associação, Fernando Andrade Alves, destacou o legado deixado pelo antecessor, marcado pelo fortalecimento da união entre os membros do Ministério Público e pela condução firme da entidade em momentos desafiadores, como a pandemia de Covid-19 e as enchentes que atingiram o Estado em 2024.
“João Ricardo transformou desafios em união, deixando um exemplo de liderança que inspira as próximas gerações da AMP/RS. Sua gestão foi marcada pela serenidade, pela capacidade de diálogo e pela firme defesa das prerrogativas institucionais. O olhar humano e o compromisso com o coletivo que sempre demonstrou reforçam a essência associativa que dá sentido à nossa trajetória comum”, destacou Fernando Alves.
Em seu discurso de agradecimento, João Ricardo Santos Tavares, ao lado da esposa, Luiza, e da filha, Vitória, ressaltou a importância do trabalho coletivo e do espírito associativo na construção de uma instituição forte e unida.
“Essa construção conjunta, que une talentos, habilidades e corações em prol de um ideal, é a alma do movimento associativo. Esta Casa é exemplo disso, por excelência. Há 84 anos constrói a história de nossa Instituição. Tudo o que o Ministério Público alcançou em sua evolução passou e passa por aqui, nessa verdadeira congregação de todas as nossas gerações. É a história viva de uma travessia que nunca termina, porque recomeça a cada dia, alimentada por raízes que se espalham entre lembranças e realizações”, afirmou.
Durante a solenidade, também foram descerradas duas placas alusivas, com os nomes dos integrantes que compuseram as gestões 2020–2022 e 2022–2024, ao lado de João Ricardo na condução da AMP/RS.
O presidente Fernando Alves esteve acompanhado do vice-presidente de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; da vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; da vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Julia Ilenir Martins; da secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira, e dos assessores especiais Cláudio Barros Silva, Felipe Teixeira Neto e Bill Jerônimo Scherer.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; o presidente da Associação do Ministério Público do Espírito Santo e vice-presidente eleito da CONAMP, Pedro Ivo de Sousa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; o corregedor-geral do MPRS, Fábio Roque Sbardellotto; os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Brasil Superti Camejo, Assuntos Jurídicos; Heriberto Roos Maciel, Assuntos Administrativos; Isabel Guarise Barrios, Assuntos Institucionais; o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes; de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; os deputados estaduais Delegada Nadine Anflor (PSDB) e Claudio Tatsch (PL), entre outros convidados.
João Ricardo Santos Tavares
Membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul desde 1993, João Ricardo atuou em diversas comarcas do Estado antes de se fixar em Porto Alegre. Foi eleito presidente da AMP/RS em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, com a maior votação da história da entidade, e reeleito em 2022, com 94% dos votos.
Durante sua gestão, a AMP/RS promoveu os congressos estaduais com recorde de participação, fortaleceu a união da classe e enfrentou desafios como as enchentes e projetos de lei que impactavam a autonomia institucional. Sua atuação consolidou um período de diálogo, fortalecimento associativo e defesa das prerrogativas do Ministério Público.




