Em Porto Alegre, Luigi Ferrajoli discute magistratura em evento prestigiado pela AMP/RS
Representando a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a secretária-geral Maria Cristina Moreira de Oliveira prestigiou o evento “Diálogos com Luigi Ferrajoli”, promovido pela Escola da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), realizado no auditório da instituição em Porto Alegre, nessa terça-feira, 2 de setembro. O encontro contou com a palestra do renomado jurista italiano Luigi Ferrajoli, considerado uma das maiores referências do Direito no mundo, que abordou “O papel da magistratura em tempos extremos”.
Durante sua apresentação, Ferrajoli discutiu os desafios da democracia contemporânea, alertando para os riscos da concentração de poder e o surgimento de autocracias em diversos países. Ele destacou ainda que crises políticas e o negacionismo contribuem para agravar os impactos das catástrofes climáticas enfrentadas globalmente.
O evento reuniu autoridades e representantes de diversas instituições, entre eles o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso; o Corregedor-Geral da DPE/RS, Marcelo Turela; o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba; a presidenta da ADPERGS, Maína Pech; a Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos da ADPERGS, Patrícia Bernardi Dall’Acqua; o Vice-Presidente de Núcleos, Carlos Henrique Kaipper; a diretora da Escola da AJURIS, Clarissa Costa de Lima; e o Desembargador Francesco Conti, representando o TJRS.
Nesta quarta-feira, 3 de setembro, o jurista italiano ministrou palestra aos Defensores Públicos do Estado.


