Em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra, AMP/RS participa de ato cívico
Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, foi comemorado o “Dia da Vitória” com uma solenidade em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. O evento, promovido pela a 3ª Região Militar, celebrou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial — encerrada em 8 de maio de 1945 — e prestou homenagem aos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram ao lado dos Aliados contra as forças do Eixo.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares das Forças Armadas, além do presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves.
Durante o ato, foram entregues as medalhas Marechal Mascarenhas de Moraes, Medalha General Yeddo Jacob Blauth, Medalha de Mérito Major Elza Cansanção Medeiros e Medalha Heróis da Tomada de Monte Castelo. O evento contou ainda com a ilustre presença do capitão Elmo Diniz, ex-combatente brasileiro de 103 anos, que lutou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a vitória dos Aliados.
A solenidade também incluiu as tradicionais honras militares ao soldado desconhecido, em memória dos que tombaram durante o conflito. Os militares ressaltaram o protagonismo da FEB, formada por mais de 25 mil homens do Exército Brasileiro, no avanço das forças democráticas contra o nazifascismo na Europa.


