Em Brasília, AMP/RS cumpre agendas institucionais e participa de reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP que debate Reforma Administrativa
A Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) cumpriu, nos dias 19 e 20 de agosto, uma série de agendas institucionais em Brasília, incluindo a XIV Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). O encontro ocorreu na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e contou com a participação do presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, e da vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira.
Conduzida pelo presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, a reunião abordou temas estratégicos e de relevância nacional para o Ministério Público, como processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), propostas legislativas e constitucionais, direitos da carreira, enfrentamento aos crimes virtuais, além do planejamento de eventos nacionais e iniciativas de integração institucional.
Reforma Administrativa
Outro ponto de destaque foi o acompanhamento da Reforma Administrativa. Segundo Tarcísio Bonfim, após reuniões com parlamentares, foi constatado que a proposta pode impactar diretamente a política remuneratória e a estrutura da carreira ministerial. Diante disso, foi aprovada a criação de um grupo de trabalho específico da CONAMP para análise do texto, a fim de examinar detalhadamente o projeto assim que for oficialmente protocolado e preparar posicionamentos técnicos junto ao Congresso Nacional.
Homenagem
O ex-presidente da AMP/RS e ex-diretor financeiro da CONAMP, João Ricardo Santos Tavares, também participou dos debates e foi homenageado com uma placa em reconhecimento à sua destacada atuação à frente da AMP/RS e à sua liderança na união e no aperfeiçoamento do Ministério Público brasileiro.
Reuniões institucionais
Além da reunião do Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva da AMP/RS reuniu-se com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e com os conselheiros Ivana Cei e Paulo Passos, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tratando de pautas voltadas ao aprimoramento da atuação da Instituição e ao fortalecimento da interlocução com a sociedade.
Senado
Cumprindo também agendas no Senado Federal, a diretoria buscou interlocução sobre temas estratégicos relacionados às políticas institucionais, reforçando o diálogo entre o Ministério Público e o Legislativo federal.


