ELEIÇÕES PARA PGJ: votação define os três nomes que compõem a lista tríplice para procurador-geral de Justiça do RS
Na tarde deste sábado, 17 de maio, foi concluída a apuração da eleição que definiu os integrantes da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado (PGJ). A votação foi realizada na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.
Com 516 votos (53,6%), Alexandre Saltz foi o candidato mais votado, seguido por Lisandra Demari, com 230 votos (23,9%), e Luciano Vaccaro, com 217 votos (22,5%). Os três únicos concorrentes ao cargo agora compõem a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Estado, biênio 2025/2027
A eleição ocorreu de forma eletrônica entre os dias 15 e 17 de maio. O pleito contou com a participação de 731 votantes, de um total de 736 procuradores e promotores de Justiça que compõem o colégio eleitoral da Instituição.
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, esteve presente no auditório Mondercil Paulo de Moraes durante a apuração e elogiou o processo e os participantes. “Em nome de toda a Diretoria da AMP/RS, registro meus cumprimentos aos três concorrentes e formulo votos de sucesso na continuidade do processo eleitoral. Esta etapa representou um significativo momento de participação institucional, no qual integrantes do Ministério Público exerceram, de forma exemplar, seus direitos democráticos”, ressaltou.
A relação dos nomes que compõem a lista tríplice será entregue pelo atual procurador-geral de Justiça, Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho, acompanhado da Comissão Eleitoral, composta pela presidente Jacqueline Fagundes Rosenfeld e pelas procuradoras Sara Duarte Shutz e Maria Ignez Franco Santos, nesta segunda-feira, 19 de maio, às 15h, ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza. O governador Eduardo Leite terá o prazo de 15 dias para escolher e nomear o futuro titular do cargo. A posse está marcada para o dia 6 de junho.
Fernando Andrade Alves acompanhou o resultado final da eleição ao lado dos vice-presidentes Administrativo e Financeiro, Henrique Rech Neto; de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; de Valorização Funcional, Reginaldo Freitas da Silva; de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; e da secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira.

