Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Diretoria Executiva participa do seminário “O Protagonismo do Ministério Público na Promoção dos Direitos das Vítimas”

Durante o evento, coordenado pelo Núcleo de Promoção dos Direitos da Vítima do MPRS, foi realizada a inauguração de um espaço para o acolhimento de vítimas na Capital
07/12/2023 Atualizada em 11/12/2023 22:13:26
Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-12-07 at 15.00.27 (2)

No final da manhã desta quinta-feira, 7 de dezembro, o Ministério Público inaugurou a Central de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais da Capital. A iniciativa integrou a programação do seminário “O Protagonismo do Ministério Público na Promoção dos Direitos das Vítimas”, e teve a participação do presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, do vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves, da vice-presidente de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira, e da vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Márcia Villanova. 


A central de atendimento, idealizada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas do MPRS, promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha, fica localizada no térreo da sede institucional do MPRS. Denominado “Bem-me-quer”, o espaço terá servidores que irão atuar no atendimento das vítimas. Durante a inauguração, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou que o MP gaúcho é o primeiro do país a ter um espaço com esta finalidade.



Painel de abertura aborda debate com familiares de vítimas


Com o tema “Sua dor também é vista – Roda de conversa com vítimas de casos emblemáticos", o seminário teve seu painel de abertura na manhã desta quinta-feira (7). Realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, a abertura promoveu um debate com pessoas que perderam parentes ou que sofreram com a violência no Estado. 


O painel foi mediado pela promotora de Justiça Ivana Bataglin, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e pelo promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim. A abertura do evento foi conduzida pelo subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel e teve a presença do vice-presidente Fernando Andrade Alves representando a AMP/RS na mesa de abertura.



Promotora Márcia Villanova apresenta aplicativo para proteção de vítimas de crimes


Ainda durante a programação da manhã, a vice-presidente da AMP/RS Márcia Villanova apresentou o protótipo do aplicativo “Vítimas de Crime". O software, idealizado pela promotora de Justiça e fruto da parceria entre Ministério Público e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), busca garantir três pilares de direitos às vítimas: informação, exercício de direitos e proteção.


Entre as funcionalidades do aplicativo desenvolvido pelos profissionais de tecnologia da Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES/PUCRS) estão informações sobre o caminho a ser percorrido pela vítima desde o início até o fim do processo criminal, além do acesso às informações sobre direitos, quais telefones contatar e endereços.


Últimas notícias
/arquivos/AMP_8838 (3)
Loading...
Notícias

Grupo de jubilados se reúne com Administração Superior do MPRS

20/02/2024
/arquivos/AMP_8722
Loading...
Associação

União Gaúcha elege Carmen Pasquali como membro suplente do Conselho de Administração do IPE Prev

19/02/2024
/arquivos/Foto Tiago Coutinho (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS acompanha a inauguração das novas instalações do Cira-RS e do Nimp

19/02/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-02-08 at 15.34.49 (3)
Loading...
Notícias

Diretoria Executiva participa do Fórum Novos Horizontes para o Desenvolvimento, em Xangri-Lá

08/02/2024