Menu de serviços
Tipo:
Notícias

CPI do Sistema Carcerário: Vieira da Cunha critica responsabilização do promotor Gilmar Bortolotto

<p> O deputado federal gaúcho Vieira da Cunha, líder do PDT na Câmara dos Deputados, usou a tribuna na sessão de quarta-feira, 16, para, na presença do relator da CPI do Sistema Carcerário, deputado Domingos Dutra (PT-MA), criticar a responsabilização do promotor Gilmar Bortolotto pelas condições do Presídio Central de Porto Alegre. </p>
16/07/2008 Atualizada em 21/07/2023 10:57:33
Compartilhe:
1216250563.jpg


O deputado federal gaúcho Vieira da Cunha, líder do PDT na Câmara dos Deputados, usou a tribuna na sessão de quarta-feira, 16, para, na presença do relator da CPI do Sistema Carcerário, deputado Domingos Dutra (PT-MA), criticar a responsabilização do promotor Gilmar Bortolotto pelas condições do Presídio Central de Porto Alegre.



Segundo Vieira da Cunha, ao responsabilizar Gilmar Bortolotto, o relator atacou injustamente a própria instituição do Ministério Público do Rio Grande do Sul. De acordo com o parlamentar, o relator foi contraditório com o próprio presidente da comissão, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), que na visita da comissão ao RS elogiou publicamente o trabalho do promotor.





Vieira da Cunha, que antes de se eleger deputado estadual, em 1994, atuou como Promotor de Justiça na Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, destacou o trabalho da CPI como importante e necessário e reconheceu as péssimas condições do Presídio Central de Porto Alegre, que classificou de “vergonhosas”.



Divergiu, entretanto, da responsabilização do Promotor, que segundo ele é um profissional competente e respeitado e que não merecia ser culpado pela situação do estabelecimento. O líder do PDT lembrou que nos últimos dez anos a Promotoria Especializada de Execuções Criminais de Porto Alegre atendeu mais de cem mil pessoas – a maioria familiares de presos – promoveu quatro interdições parciais de estabelecimentos penais, inclusive do próprio Presídio Central e, ainda, promove uma ação civil pública visando a obrigar o estado do Rio Grande do Sul a oferecer mais vagas no sistema penitenciário gaúcho.



Fonte: Assessoria de Imprensa PDT


Últimas notícias
/arquivos/DSC_2982[1]
Loading...
Notícias

Reunião de Diretoria Ampla da AMP/RS reforça diálogo sobre reforma administrativa e temas estratégicos

07/11/2025
/arquivos/WhatsApp Image 2025-11-06 at 10.35.43 (1)
Loading...
Notícias

2ª Semana do MP de Guaíba destaca atenção às vítimas e desafios da proteção ao consumidor em apostas

06/11/2025
/arquivos/Capa01
Loading...
Notícias

AMP/RS e CNMP: reunião-almoço com conselheiros reforça diálogo e cooperação institucional

06/11/2025
/arquivos/Capa (2)
Loading...
Notícias

Ordem do Mérito do Ministério Público 2025 reconhece trajetórias de destaque

06/11/2025