Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Campanha contra o consumo de bebidas alcóolicas <br> por crianças e adolescentes ganha as ruas e praias do Litoral

Procuradores, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público participaram, na tarde da última sexta-feira (13/1), na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha, da distribuição de folderes da campanha para combater o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. No sábado (14/1), eles se juntaram ao Sindicato Médico do Rio Grande do Sul em caminhadas de conscientização nas principais praias do Litoral Norte e Sul.
18/01/2006 Atualizada em 21/07/2023 10:57:28
Compartilhe:

Procuradores, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público participaram, na tarde de sexta-feira (13/1), na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha, da distribuição de folderes da campanha para combater o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. No sábado (14/1), o MP por meio de sua Administração Superior, membros e servidores da capital e do litoral, juntamente com o DECA e o Simers, distribuíram aos veranistas folhetos com orientações sobre os prejuízos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas à saúde e bem-estar de crianças e adolescentes.


 Também realizaram um trabalho junto aos donos de bares e estabelecimentos comerciais, orientando sobre a proibição da venda de bebidas alcóolicas a menores. As operações foram realizadas simultaneamente nos balneários de Capão da Canoa, Tramandaí, Torres e na praia do Cassino, visando fazer um chamamento dos pais frente as suas responsabilidades no enfrentamento do problema e sensibilizar a comunidade da necessidade de todos participarem da campanha.


Durante a operação em Tramandaí, a proprietária de um quiosque à beira-mar foi flagrada vendendo bebidas alcoólicas para adolescentes. Ela foi autuada e encaminhada à Delegacia de Polícia do município, onde foi instaurado inquérito policial. A comerciante vai responder a processo criminal, podendo ser condenada a uma pena de dois a quatro anos de detenção e multa.


Para a promotora de Justiça, designada para o Programa Veraneio Cidadão em Tramandaí, Caroline Vaz Salim, “a ação foi plenamente exitosa, em especial pelo apoio recebido dos servidores e estagiários de nossa Instituição”. Segundo Caroline, a campanha foi muito bem recebida pela comunidade, “que apoiou a iniciativa, dizendo que esta na hora de dar um basta”.


Em Torres, as ações foram desde a instalação de um estande com informações jurídicas acerca das responsabilidades dos pais, exposição de um veículo acidentado e de um mural com fotos de acidentes de trânsito, todos causados por uso de álcool, distribuição de folderes, até a verificação da pressão arterial dos interessados. Segundo a promotora de Justiça do município, Andrea Almeida Barros, “as ações foram muito bem aceitas pela população presente nas praias, tendo em vista os elogios recebidos pela equipe”. A campanha prosseguirá no próximo final de semana em Arroio do Sal.


“Esta ação conjunta teve um reflexo positivo para todos, foi muito salutar e com certeza atingiu os seus objetivos”, lembra o promotor da Infância e Juventude, designado na Promotoria de Capão da Canoa, Evandro Lobato Kaltbach.


O promotor de Rio Grande, Rodrigo Schoeller de Moraes, disse que a ação foi “uma demonstração de que a cooperação é indispensável para atingir de forma eficaz os objetivos comuns”.


Fonte e foto: site do MP

Últimas notícias
/arquivos/AEB-279 (1)
Loading...

41ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul reforça tradição de quatro décadas de diálogo com a comunidade acadêmica

29/08/2025
/arquivos/38089-A-SEMANA-MP-CACHOEIRA-DO-SUL-2025-900x500-TODOS (2)
Loading...

Cachoeira do Sul sediará a 8ª Semana do Ministério Público com foco em desafios jurídicos contemporâneos

29/08/2025
/arquivos/AMP
Loading...

Retratos do Passado recorda 49 anos da posse da turma do 24º Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público

29/08/2025
/arquivos/323340de5966e8d05704a68f624905335ad65cb3
Loading...

Congresso Nacional do MP: inscrições gratuitas para jubilados e pensionistas e prazo de envio de teses até 5 de setembro

29/08/2025