Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Associação na Imprensa

A AMP/RS, a propósito do comentário do jornalista Flávio Pereira - na edição de terça-feira (06) do jornal O Sul - sobre crescimento de despesas com pessoal, manifestou-se sobre a necessidade do RS adotar sistema de remuneração por meio de parcela única (subsídio). A correspondência, enviada ao jornalista, foi publicada hoje (08) no caderno Colunistas, na íntegra. Leia aqui.
08/03/2007 Atualizada em 21/07/2023 10:57:18
Compartilhe:

AMP/RS, a propósito do comentário do jornalista Flávio Pereira - na edição de terça-feira (06) do jornal O Sul - sobre crescimento de despesas com pessoal, manifestou-se sobre a necessidade do RS adotar sistema de remuneração por meio de parcela única (subsídio). A correspondência, enviada ao jornalista, foi publicada hoje (08) no caderno Colunistas, na íntegra. Leia aqui.


Caro jornalista Flávio Pereira,


Em comentário bem posto no dia de ontem, assinalaste revelação da governadora Yeda Crusius, dando conta que as vantagens obrigatórias devidas aos servidores públicos (avanços decorrentes de tempo de serviço) provocam crescimentos de gastos de pessoal na ordem de R$ 1 bilhão por ano, independentemente de qualquer movimento do Estado. O dado realmente impressiona. Justamente por isso, o Congresso Nacional, com o voto da então Deputada Federal Yeda Crusius, depois de exaustivos estudos produzidos nos governos FHC e Lula, promulgou emenda constitucional que se destinou a implantar sistema remuneratório por meio de parcela única (subsídio), objetivando impedir, assim, acréscimos e vantagens que se incorporariam aos vencimentos pelo decurso do tempo. Também justamente por isso o Conselho Nacional do Ministério Público, a exemplo de que fez o Conselho Nacional de Justiça, recomendou a todas as unidades federativas a adoção de tal forma de contraprestação pecuniária para seus membros, solução que, já praticada pela União e demais Estados, permite transparência à gestão pública, bem como planejamento, previsibilidade e racionalização dos gastos públicos.


Rio Grande do Sul e São Paulo são os únicos Estados que ainda não implantaram esse sistema de remuneração que acaba com o crescimento vegetativo da folha de pagamento.


O nosso Estado, portanto, não pode continuar sendo exceção neste contexto.


Marcelo Lemos Dornelles
Promotor de Justiça
Vice-Presidente da Associação do Ministério Público RS AMP/RS


 

Últimas notícias
/arquivos/Entrevista Fernando
Loading...
Notícias

Entrevista: presidente da AMP/RS destaca a Semana do MP de Pelotas à imprensa local

09/09/2025
/arquivos/01 capa
Loading...
Notícias

Novos servidores do MP tomam posse em cerimônia prestigiada pela AMP/RS

08/09/2025
/arquivos/ouvidoriaveiga4
Loading...
Notícias

Eduardo de Lima Veiga assume como novo Ouvidor do Ministério Público do RS

08/09/2025
/arquivos/Expo
Loading...
Notícias

AMP/RS na Expointer: presidente participa de agendas institucionais e estratégicas

05/09/2025