Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS promove 39ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul

Em parceria com a UNISC, evento será realizado de 29 a 31 de agosto e terá transmissão online para os campi Capão da Canoa e Montenegro
25/08/2023 Atualizada em 25/08/2023 11:09:00
Compartilhe:
34607C-SEMANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - SANTA CRUZ DO SUL-card-900x500px_Prancheta 1(1)

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), promoverá, de 29 a 31 de agosto, a 39ª edição da Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. Com o apoio institucional do Ministério Público Estadual e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), o evento será realizado no anfiteatro do Bloco 18, e receberá as palestras do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, da promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, e do promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues. O evento terá transmissão online para os campi Capão da Canoa e Montenegro.


Para o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, é motivo de orgulho a longevidade da iniciativa na cidade, que foi pioneira na realização do evento. “É uma grande satisfação estar realizando mais uma vez a Semana do Ministério Público em Santa Cruz do Sul, local em que nasceu este projeto do qual hoje já se espalhou por todo o Estado. Estamos chegando na trigésima nona edição e, para orgulho nosso, sem nenhuma interrupção neste período, nem mesmo na pandemia. Este é um marco que já antevê uma grande comemoração em 2024, quando estaremos comemorando os 40 anos do evento”, destaca Tavares. 


Palestras


Com início às 19h, o evento terá a abertura no dia 29 de agosto, com a palestra “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, do procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz. Na ocasião, o chefe do MPRS vai apresentar o funcionamento da Instituição e as primeiras ações de sua gestão. “Queremos que seja uma conversa com os alunos, um momento para que possamos mostrar porque o Ministério Público é fundamental na vida de todos nós, de todos os cidadãos. Vamos apontar os desafios para retomar o protagonismo do Ministério Público, além das inúmeras ações que já estão sendo implementadas para que possamos atender ainda melhor as demandas da sociedade. Sempre lembrando que, a Instituição é feita por pessoas e para pessoas. É esse o nosso propósito, estar cada vez mais próximos da comunidade”, afirma Alexandre Saltz. 


No dia seguinte, 30, a promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga profere a palestra “Articulação Interinstitucional e o Emprego de Tecnologia para a Efetivação dos Direitos Fundamentais das Crianças e dos Adolescentes”, em que será abordado o trabalho de articulação realizado pela 11ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre com instituições públicas e privadas, a fim de assegurar a efetivação dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes acolhidos. 


O encerramento da Semana, no dia 31, recebe o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, com a palestra “O Direito Anticorrupção Brasileiro e a reforma da Lei de Improbidade Administrativa”. Na oportunidade, o promotor irá propor uma reflexão sobre as mudanças na Lei de Improbidade e se elas estão alinhadas com as necessidades da sociedade no que se refere ao combate da corrupção e da improbidade administrativa.


Sobre a Semana do Ministério Público


A Semana do Ministério Público é um tradicional evento promovido pela AMP/RS desde 1985, que tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade. Realizado anualmente, o evento teve a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e desde então tem sido replicado nas principais universidades do Estado.


Serviço:


39ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul



29 a 31 de agosto - 19h



Anfiteatro do Bloco 18 da UNISC (Av. Independência, 2293 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS) - Transmissão online para os campi Capão da Canoa e Montenegro.



Informações: direito@unisc.br e (51) 3717-7370


Programação 


29/08 - 19h


Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?


Alexandre Saltz, Procurador-Geral de Justiça


30/08 - 19h


Articulação Interinstitucional e o Emprego de Tecnologia para a Efetivação dos Direitos Fundamentais das Crianças e dos Adolescentes


Cinara Vianna Dutra Braga, Promotora de Justiça


31/08 - 19h


O Direito Anticorrupção Brasileiro e a reforma da Lei de Improbidade Administrativa


Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, Promotor de Justiça


 

Últimas notícias
/arquivos/foto_capa_vacina
Loading...
Notícias

Drive-thru recebe associados e familiares para vacinação contra a gripe

19/04/2024
/arquivos/MUTUA_CAPA
Loading...
Notícias

Conselho Fiscal da Mútua se reúne na AMP/RS

19/04/2024
/arquivos/entrancia_canoas
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia ato de elevação de entrância da Promotoria de Canoas

19/04/2024
/arquivos/REVISTA RÉPLICA FOTO MATÉRIA
Loading...
Notícias

AMP/RS lança décima edição da Revista Réplica

18/04/2024