41ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul reforça tradição de quatro décadas de diálogo com a comunidade acadêmica
Ao longo de três dias, entre 26 e 28 de agosto, a 41ª edição da Semana do Ministério Público reafirmou sua relevância como espaço de diálogo entre o Ministério Público, a comunidade acadêmica e a sociedade. Promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o encontro, que é realizado na cidade desde 1984, abordou temas atuais e estratégicos, como os direitos das vítimas no sistema de justiça, a proteção ambiental com foco nas futuras gerações e o Projeto Sinais, desenvolvido pelo MPRS.
Os painéis foram conduzidos pelo procurador de Justiça e coordenador do Projeto Sinais, Fábio Costa Pereira, e pelas promotoras de Justiça Cristina Schmitt Rosa e Andrea Almeida Barros, que trouxeram reflexões qualificadas e estimularam a participação dos futuros operadores do Direito.
A abertura da 41ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul contou com a presença do presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, das vice-presidentes de Núcleos, Luciana Cano Casarotto, e de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira, além de representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O ato destacou a trajetória do projeto e reforçou a parceria histórica entre a Associação e a instituição de ensino.
“Chegar à 41ª edição da Semana do Ministério Público em Santa Cruz do Sul, sem interrupções ao longo dessas quatro décadas, é motivo de grande orgulho para a nossa Associação. Manter essa tradição viva, mesmo diante de tantos desafios, reforça o valor que damos à aproximação do Ministério Público com a sociedade e ao diálogo com o meio acadêmico”, destacou Fernando Andrade Alves.
Com o apoio do MPRS e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a Semana do Ministério Público já passou, em 2024, por São Borja, Santiago, São Luiz Gonzaga e Porto Alegre. Em Santa Cruz do Sul, berço da iniciativa, a programação reafirmou a missão de promover reflexão, troca de experiências e fortalecimento institucional por meio do conhecimento.


