AMPR/RS - Réplica On-Line
Informativo semanal via e-mail - Edição de 07/12/2018


Emoção e trabalho na última reunião da Diretoria Ampla em 2018

07/12/2018 - A reunião de Diretoria Ampla da AMP/RS realizada nesta sexta-feira (7), na sede administrativa da entidade, teve um tom diferente. O encontro foi o 40º conduzido pelo presidente Sérgio Harris. E também o último, já que a solenidade de transmissão de cargo à nova diretoria ocorrerá no próximo dia 13 de dezembro.

Palavra do Presidente

Todos os espaços pertencem a Todos

Houve muita luta para que as mulheres pudessem estudar, votar e ter a mesma liberdade que os homens. Hoje, elas podem almejar novos caminhos. Mas essas conquistas ainda não chegaram para todas e há uma longa estrada a trilhar no rumo da igualdade de gênero. Por isso, a responsabilidade daquelas que conquistam espaços de liderança é enorme. Ao tornar-me a primeira mulher a presidir a Associação do Ministério Público gaúcho, em seus 77 anos, fazendo a maior votação da história - cargo que assumo na data de hoje -, recebi a missão de lutar por toda a classe, suas prerrogativas e garantias e de defendê-las de eventuais ataques. Todos os espaços, no Ministério Público e na sociedade, pertencem a todos. Com a Constituição Federal de 1988, a instituição se fortaleceu e buscou novos caminhos. Como promotores e procuradores de Justiça, devemos mirar o cumprimento resolutivo da Constituição na sua essência, para que ela não seja considerada um mero agrupamento de teorias e retóricas, mas um arrazoado jurídico essencial à estabilidade institucional, garantidora dos direitos fundamentais e da democracia. Não deveria ser novidade mulheres ocuparem novos postos no MP, já que as primeiras promotoras de Justiça do RS tomaram posse há mais de 40 anos. Mas a sociedade está em transformação, e toda mudança cultural é lenta e encontra resistências. O fato é que estamos conquistando espaços cada vez mais importantes, alavancadas por aquelas que deram...

SAIBA MAIS

 

Martha Silva Beltrame

Dirigentes da AMP/RS fazem a entrega de convites para a posse da nova diretoria

A semana foi dedicada à entrega de convites para a sessão de posse da Diretoria e do Conselho de Representantes, eleitos para o biênio 2018-2020. A cerimônia acontecerá no dia 13 de dezembro, a partir das 17h30, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, no Ministério Público do RS.

Conamp e afiliadas promovem curso em Portugal

A CONAMP e afiliadas irão realizar, em Lisboa, Portugal, o curso “O direito e a sociedade de risco”. O objetivo é discutir as relações entre o direito penal e o direito público e a sociedade de risco. O curso, de 30h/aula, está previsto para ocorrer de 28 de janeiro a 1º de fevereiro.

Acesse as Edições Anteriores:

AMP/RS prestigia homenagem a membros e servidores do Ministério Público aposentados em 2018

O Ministério Público homenageou os membros e servidores da Instituição que se aposentaram no decorrer deste ano. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira, 04, no Gabinete do Procurador-Geral de Justiça. Na ocasião, o chefe da instituição, Fabiano Dallazen, entregou placa aos promotores aposentados Beatriz Duro Gick e Sérgio Luiz Rodrigues. O PGJ esteve acompanhado, na homenagem, pela vice-presidente da AMP/RS Martha Beltrame.

FMP celebra 35 anos em evento na sede campestre da Associação

Em festa de final de ano, realizada tradicionalmente na sede campestre da AMP/RS, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) celebrou, no último sábado (2), os 35 da sua existência. A confraternização contou com a presença de colaboradores, professores, gestores e líderes, além de pessoas que participaram ativamente desta trajetória, entre elas o presidente da entidade de classe, Sérgio Harris.

Representantes da Jusprev reúnem-se no Rio de Janeiro

O promotor de Justiça gaúcho Sandro Marones participou, na semana passada, de reunião da Jusprev. Na oportunidade, membros dos Órgãos Colegiados, do Comitê de Investimentos e do Colégio de Instituidoras definiram a política de investimentos para o ano de 2019 e a homologação do ingresso de novas investidoras, entre elas a Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (Adpergs).

 
AMP/RS - Av. Aureliano Figueiredo Pinto, 501 - CEP 90050-191 - Porto Alegre/RS - Fone/Fax: (51) 3254.5300