AMPR/RS - Réplica On-Line
Informativo semanal via e-mail - Edição de 22/09/2017


AMP/RS prestigia Seminário de prevenção ao álcool e drogas na adolescência em Lajeado

22/09/2017 - Iniciou na noite desta quinta-feira (21/09), em Lajeado, o III Seminário Conectando as redes de proteção: Perspectivas e Desafios, abordando a temática da prevenção ao consumo de álcool por adolescentes. A atividade prossegue na sexta-feira (22/09), na Univates, e é uma iniciativa da instituição de ensino, em parceria com a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e o Programa Vida+Viva, sem álcool (-) 18. O vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, João Ricardo dos Santos Tavares, representando a entidade classista, foi convidado a se manifestar em nome das entidades públicas e privadas que apoiam a atividade.

Palavra do Presidente

O legado das agruras de hoje

Diz-se que somente o distanciamento histórico nos permite enxergar, com clareza, os acontecimentos de uma determinada época, possibilitando-nos o entendimento dos fatos e das suas consequências. Uma série de acontecimentos dessa semana levou-me a conjecturar, de uma forma otimista, se no futuro nós não iremos olhar para trás e entender esta época que estamos vivenciando hoje como um marco de divisão histórica, em que a impunidade começou a se tornar uma página virada no nosso País. Digo isso porque este tema tem dominado as palestras que o juiz Sérgio Moro vem realizando em todo o Brasil e, especificamente, esta semana, aqui no nosso Estado, no Campus da Unisinos, em Porto Alegre. Também no decorrer desta semana, realizamos a II Semana do Ministério Público de Alegrete e, mais uma vez, o tema dominante foi a impunidade. É certo que sempre combatemos a impunidade e que achamos que esta é uma das principais mazelas do Brasil. Ocorre que, se olharmos o histórico das Semanas do MP realizadas por todo o Estado, veremos que esse é um assunto recorrentemente solicitado pelas direções de universidades, pelos professores, pelos acadêmicos de Direito e pela sociedade de uma maneira geral. Também é fato que, cada vez mais, temos colegas aptos a desenvolver várias visões sobre como combater as origens e os efeitos nefastos dessa verdadeira chaga que nos assola desde o descobrimento do Brasil. Penso que podemos estar vivendo o início de uma inusitada...

SAIBA MAIS

 

Sérgio Hiane Harris

II Semana do MP de Alegrete tem casa cheia

Com a casa cheia, aconteceu, na noite desta terça-feira (19/09), no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, a abertura da II Semana do MP de Alegrete, promovida pela AMP/RS em parceria com o curso de Direito da Universidade da Região da Campanha (URCAMP). As promotoras de Alegrete Cristina Schmitt Rosa, Rafaela Hias Moreira Huergo, Júlia Flores Schutt e Bianca D’Alessandro Kosciuk e a coordenadora do curso de Direito da URCAMP – Campus Alegrete, Fabiane Segabinazi Pilecco foram as responsáveis pela organização do evento, que seguirá até sexta-feira (22/09) trazendo, a cada noite, palestrantes que discorrerão sobre temas diversos de interesse dos estudiosos do Direito.

Almoço dos aposentados foi alusivo às comemorações Farroupilhas

O tradicional almoço mensal dos aposentados do Ministério Público teve, no mês de setembro, uma comemoração especial. O grupo de aposentados reuniu-se nesta quinta-feira (21/09), no Galpão Crioulo Dr. Lauro Pereira Guimarães, na sede campestre da AMP/RS, para festejar a data Farroupilha em torno de uma mesa repleta de pratos característicos da gastronomia gaúcha, como o bom churrasco, feijão mexido, aipim e galinhada.

Acesse as Edições Anteriores:

Reforma previdenciária foi tema de reunião de Núcleo em Lajeado

O vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, e a vice administrativa e financeira, Martha Beltrame, visitaram, nesta segunda-feira (17), os associados que atuam nas comarcas abrangidas pelo núcleo regional do Vale do Taquari. O encontro, realizado na sede da Promotoria de Justiça de Lajeado, teve como foco principal a análise das circunstâncias e desdobramentos da Reforma da Previdência sobre os membros do Ministério Público. Na oportunidade, o consultor previdenciário da Jusprev Alexandre dos Santos fez uma apresentação sobre o cenário atual, as perspectivas de futuro e as características do plano.

Almoço campeiro na Sede Campestre homenageia a Revolução Farroupilha

O aniversário da Revolução Farropilha – data maior do Rio Grande do Sul – foi lembrado nesse domingo (17), com um almoço típico campeiro na Sede Campestre da AMP/RS. O encontro, realizado no Galpão Crioulo Dr. Lauro Pereira Guimarães, contou com a presença de associados, familiares e amigos, que confraternizaram enquanto saboreavam o cardápio montado pela Di Pacini.

 
AMP/RS - Av. Aureliano Figueiredo Pinto, 501 - CEP 90050-191 - Porto Alegre/RS - Fone/Fax: (51) 3254.5300