AMPR/RS - Réplica On-Line
Informativo semanal via e-mail - Edição de 19/10/2018


Martha Beltrame e Eugênio Amorim disputarão a presidência da AMP/RS no biênio 2018-2020

18/10/2018 - Os promotores de Justiça Martha Silva Beltrame e Eugênio Paes Amorim irão disputar a presidência da AMP/RS na gestão 2018-2020. As candidaturas foram homologadas nesta quinta-feira (18) pelo Conselho de Representantes da entidade de classe, durante reunião realizada na sede administrativa da Associação. Na oportunidade também foram definidas as regras da campanha, cuja votação deverá ser feita, por meio eletrônico, de 5 a 23 de novembro, às 17h.

Palavra do Presidente

Uma trajetória de conquistas

A nossa Associação do Ministério Público está completando 77 anos de vida. Nascida em 8 de outubro de 1941, foi uma das pioneiras dentre todas as instituições da Federação, num momento em que o mundo vivia a Segunda Guerra Mundial e, o Brasil, o Estado Novo. Apesar da difícil conjuntura, o Ministério Público do Rio Grande do Sul começava a se afirmar como instituição e garantia importantes conquistas, como o primeiro concurso para ingresso na carreira. Em 1942, a Associação participou do Primeiro Congresso Nacional do Ministério Público, em São Paulo, o que representou um grande avanço, uma vez que os parlamentos andavam acuados e o Poder Executivo legislava sem limites. Os congressistas buscavam organizar uma legislação nacional e de códigos regionais que regulamentassem o funcionamento da Instituição em todo o País, utilizando o Regulamento do Ministério Público gaúcho como modelo a ser seguido. Entre as bandeiras dos congressistas, estava a consolidação de uma carreira própria e a independência em relação à Magistratura, a obrigatoriedade de ingresso por concurso, estabilidade funcional, entre outras. Era o início de uma mobilização interna para a autonomização do MP. Inicialmente instalada numa pequena sala na Av. Borges de Medeiros, e sem uma composição organizacional nítida, a AMP/RS tratou de mobilizar seus membros para diversas questões, como a alteração do Código de Processo Civil. O ano de 1974 foi muito...

SAIBA MAIS

 

Sérgio Hiane Harris

Vai ter música, dança, homenagens e muita alegria no aniversário da AMP/RS

Muitas atrações estão sendo preparadas para receber os convidados para a celebração de aniversário de 77 anos da AMP/RS, que acontecerá na próxima sexta-feira (19/10), a partir das 20h, na Sociedade Libanesa (Av. Sociedade Libanesa, 10 - Boa Vista, Porto Alegre). A diretoria da entidade está se empenhando para fazer uma bela festa e prepara algumas atrações especiais para deixar na memória dos membros do MP esta noite de confraternização e homenagens aos integrantes das turmas que ingressaram no MP nos anos de 1958, 1963, 1973, 1983, 1988 e 1993 e 1998.

Cobertura do Ginásio Poliesportivo será inaugurada domingo

Conforto, comodidade e muita integração estão no pacote de benefícios oferecidos aos associados a partir da inauguração, neste domingo (21), da Cobertura do Ginásio Poliesportivo Paulo Roberto Pereira Angeli, na sede campestre da AMP/RS. A solenidade ocorrerá que se dará durante a comemoração do Dia das Crianças.

Acesse as Edições Anteriores:

Dia das Crianças na AMP/RS

Brincadeiras, recreacionistas, atividades esportivas e guloseimas estarão em alta neste domingo (21), na sede campestre da AMP/RS, quando ocorrerá a Festa do Dia das Crianças. A programação começa ao meio-dia e vai até as 16h, com distribuição de mimos à garotada.

Reunião na AMP/RS ajusta detalhes do XVII Torneio Nacional de Futebol Society do MP

Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), na sede administrativa da AMP/RS, tratou de novos ajustes nos preparativos para o XVII Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público. O evento ocorrerá de 15 a 18 de novembro, no CT do Grêmio, em Eldorado do Sul, reunindo 25 delegações dos diferentes ramos do Ministério Público brasileiro. Esta é a maior edição do torneio já promovida, contando com mais de 1 mil pessoas.

Audiência pública debate representatividade das mulheres em eventos jurídicos do Ministério Público

Nesta quarta-feira (17), foi realizada a audiência pública sobre a representatividade das mulheres em eventos jurídicos do MP como palestrantes, conferencistas, debatedoras e congêneres. O evento foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP).

Rastreabilidade e análise de risco foram temas do V Seminário de Segurança Alimentar

O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, prestigiou, nesta sexta-feira (19), a cerimônia de abertura do V Seminário de Segurança Alimentar: rastreabilidade e análise de risco.  O evento organizado por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica e com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) buscou fortalecer a integração e ações convergentes entre os órgãos públicos e entidades civis organizadas, bem como propiciar a capacitação de membros, servidores e gestores municipais sobre os sistemas de inspeção e a atividade de fiscalização de alimentos, as medidas a serem adotas para a criação desses serviços e as boas práticas agrícolas e rastreabilidade.

Diretoria divulga eventos associativos junto à PGJ, à Corregedoria e à Escola do MP

O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, esteve na sede do Ministério Público na tarde desta terça-feira (16/10) para fazer a entrega em mãos de dois convites para eventos que estão sendo organizados pela entidade. O primeiro deles é a festa de aniversário de 77 anos da AMP/RS, que acontecerá no dia 19 de outubro, a partir das 20h, na Sociedade Libanesa. O outro é o XVII Torneio Nacional de Futebol Society do MP, que acontecerá de 15 a 18 de novembro, no Centro de Treinamento do Grêmio, em Porto Alegre. 

 
AMP/RS - Av. Aureliano Figueiredo Pinto, 501 - CEP 90050-191 - Porto Alegre/RS - Fone/Fax: (51) 3254.5300