Cachoeira do Sul Comarca: 150 anos de história

Autor: Tupinambá Pinto de Azevedo
Editora: MARTINS LIVREIRO EDITOR
Edição / Ano: 2/1994
Páginas: 120

Sinopse:


A reedição de CACHOEIRA DO SUL,150 ANOS DE HISTÓRIA acontece quando muito questionados nossos próprios valores individuais e coletivos.
Conhecer o elenco dos que marcaram o tempo desta Terra pelas presenças ou pelos feitos estimula pensar que o ser humano traz o dom de criar o adequado e necessário a modificar o imperfeito e aprimorá-lo ,e, agindo,extinguir o daninho a si e ao convívio dos iguais.
A obra, no seu todo, mostra grandeza e força dos ilustres aqui nascidos e dos que de outras plagas aqui se instalaram, e que geraram de sua vontade de trabalho o exemplo progressista que a todos ufana. Lembrá-los, inspira a prosseguir construção de uma Comunidade que se compraz como o progresso e a vida, iluminada pela cultura.
Os ciclos repetem-se,mas a História não repete os homens nem seus feitos.
Homens e mulheres que aqui vivem não podem perder contato com seu tempo, aquietando-se ao acalanto de reminiscências de grandezas e fortunas que se exaurem na sucessão dos dias.
Os que aqui perpetuaram nomes enfrentaram as agruras de suas épocas e moldaram Cachoeira do Sul boa para eles e para os que lhes viriam depois.Incumbe preservar-lhes a memória, a honra e a tradição de orgulho pelo vínculo a esta Terra.

Se os desafios que os projetaram à História foram grandes,os de hoje não são menores.Se tornados complexos pela evolução do progresso técnico ,os espíritos fortes que aqui vivem têm também poder para transformá-los em marcos de vitória presente.
Esta reedição da excelente pesquisa histórica do Dr.Tupinambá Pinto de Azevedo é informativa da pujança voluntariosa do passado. Faz ver aos concidadãos de hoje que de todos depende não esmorecer na permanente construção de valores nossos. Não sendo assim, o futuro nos observará o presente e constatará que não estivermos à altura do passado.

Dr. Elwacir Freitas Glasenapp
Diretor do Fórum

«« Voltar


Contato

Detalhes, dúvidas e/ou sugestões.

51-3254.5300

amprs@amprs.org.br



 Central Associados